terça-feira, 14 de setembro de 2010

jardinagem , vamos começar....

Estive a pensar se deveria começar pelo jardim ou pelo terraço ou varanda????
Vou começar pelas varandas, janelas e terraços.
1. orientação- é muito importante sabermos se as plantas vão estar expostas ou sol ou se ficarão  na sombra.
2. deveremos ter em conta as necessidades de água de cada uma delas, para não juntarmos as que quase não precisam de rega com outras que precisam de ser regadas frequentemente.
3.o vento pode dar-nos muitas "dores de cabeça", se as floreiras ou vasos vão estar sujeitas a muito vento as plantas que escolhermos devem ser fortes, disseram-me que deveria escolher plantas das zonas costeiras onde os ventos costumam ser fortes.
4.Recipientes, a experiência ensinou-me, que devem ser leves e o diâmetro da "boca"  do vaso deve ser mais largo do que o do fundo!
Explico: plantamos uma planta num vaso adequado ao tamanho dela, passados uns meses ela cresce e teremos que mudar para um maior e se a boca do vaso for estreita torna-se quase impossível fazê-lo sem destruir o torrão de  que envolve as raízes.
Os vasos devem ser rodados periódicamente para que as plantas cresçam com uma forma regular, caso contrário elas podem desenvolver-se só para o lado em que recebem mais luz! Por isso a necessidade de termos vasos leves!!!
Por hoje é tudo, amanhã continuo.

tudo o que acabei de escrever é fruto da minha experiência, sou uma amadora de jardinagem e não uma especialista!

1 comentário:

  1. Papoila muito obrigada pelas dicas. Agora na casa nova ando a dedicar-me á jardinagem, para já tenho um morangueiro e oregãos. Vamos ver no que dá...
    Beijos****

    ResponderEliminar